Pela Equipe de Comunicação e Marketing
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. – II Timóteo 4:7
Mediunidade. Intercâmbio. Comunicação entre os encarnados e os desencarnados. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns, é o que nos afirma Allan Kardec em O Livro dos Médiuns (peça em nossa livraria), item 159.
E, hoje, vamos conversar sobre um médium que é exemplo de trabalho íntimo e de trabalho no bem: Francisco Cândido Xavier. [1]
Eleito, em 2000, o "Mineiro do século XX”, em um concurso popular, teríamos muito a dizer sobre essa personalidade e gostaríamos que vocês procurassem a bibliografia na FEB (Federação Espírita Brasileira) [2] e visitassem a página eletrônica da AME-BH (Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte), que promoveu, recentemente, a semana “Chico Xavier 2021”, com o tema “Viver como Chico”. Você pode assistir todas as palestras pelo site da entidade, clique aqui [3].
Tratado carinhosamente por Chico Xavier e conhecido no Brasil e internacionalmente, ele possuía muito mais do que alguns rudimentos de mediunidade. Era médium intuitivo, clariaudiente, clarividente, de cura, psicógrafo (foi o intermediário para mais de 400 obras!) [4], falante/psicofonia, de efeitos físicos... No decorrer de seus 75 anos de mandato mediúnico, foi um grande divulgador do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, levando consolo e esclarecimento, tratando dores da alma e acalmando estômagos vazios e corpos sem agasalho, sempre por meio de sua voz doce e de sua conduta firme.
Está registrado que Emmanuel (guia espiritual de Chico Xavier) deu-lhe a seguinte orientação para o trabalho que deveria desempenhar:
“– Está você realmente disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus?
– Sim, se os bons espíritos não me abandonarem... – respondeu o médium.
– Não será você desamparado – disse-lhe Emmanuel – mas para isso é preciso que você trabalhe, estude e se esforce no bem.
– E o senhor acha que eu estou em condições de aceitar o compromisso? – tornou o Chico.
– Perfeitamente, desde que você procure respeitar os três pontos básicos para o Serviço... Porque o protetor se calasse, o rapaz perguntou:
– Qual é o primeiro? A resposta veio firme:
– Disciplina.
– E o segundo?
– Disciplina.
– E o terceiro?
– Disciplina.” [5]
Ao dizer que os três pontos básicos para o trabalho no bem são a disciplina [6], Emmanuel chama a nossa atenção para o fato de que, se queremos nos candidatar na Seara de Jesus, horário, assiduidade, pontualidade e dedicação devem ser observados. Os Espíritos não estariam à disposição de Chico, assim como a Espiritualidade Maior não está à nossa disposição. Da mesma forma que Chico Xavier se colocou à disposição dos Espíritos de Deus, nós também devemos nos colocar à disposição de Jesus.
É por essa razão que os espiritistas sinceros devem compreender que não basta acreditar no fenômeno ou na veracidade da comunicação com o Além, para que os seus sagrados deveres estejam totalmente cumpridos, pois a obrigação primordial é o esforço, o amor ao trabalho, a serenidade nas provas da vida, o sacrifício de si mesmo, de modo a entender plenamente a exemplificação de Jesus-Cristo, buscando a sua luz divina para a execução de todos os trabalhos que lhes competem no mundo. [7]
Assim, são imprescindíveis a reforma íntima, o estudo e o trabalho no bem, com a humildade necessária para servirmos ao nosso próximo.
Por fim, nestes tempos pandêmicos, para entendermos os Segredos da Vida e compreendermos o mecanismo das Leis Divinas, convido a todas e a todos para conhecerem o Clube do Livro Caravana de Luz [8]. Além disso, considerando o universo da publicação literária de Chico Xavier, fica a recomendação da leitura e do estudo das seguintes obras:
- Série André Luiz, que descortina a vida no Mundo Espiritual [9];
- Série Romances Históricos de Emmanuel [10];
- Série Evangélica de Emmanuel [11].
[1] Curiosidades sobre Francisco Cândido Xavier (1910-2002). Nasceu em Pedro Leopoldo, no dia 2 de abril de 1910. Conhecido por Chico Xavier (1910-2002), desenvolveu diversos trabalhos de filantropia e foi um dos maiores médiuns brasileiros. Fez do diálogo, da tolerância e da caridade uma ponte entre o amor e a sociedade. Viveu por décadas em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e morreu em 30 de junho de 2002. Em outubro de 2020, em Uberaba, foi entregue à comunidade uma estátua em bronze em homenagem ao médium Chico Xavier. A intenção da artista plástica Vânia Braga, nascida em Pedro Leopoldo, que fez a peça em tamanho natural, era de homenagear o “mineiro do século”. Ela aplicou nas mãos do médium Chico Xavier, o livro Nosso Lar (peça em nossa livraria). A obra em bronze pesa 250kg, produzida na Fundição Artística São Vicente, em Belo Horizonte, sob a coordenação do artista Diego Rodrigues. A estátua foi colocada na praça Rui Barbosa, retratando Chico sentado num banco. A cidade recebeu ainda a locomotiva Maria fumaça restaurada, datada de 1910, a mesma que trouxe o Chico para Uberaba. Confira a matéria completa: CLIQUE AQUI!
Foto: Antônio Carlos Prata
[4] Escrita dos Espíritos pela mão de um médium.
[6] Afirma Emmanuel que a disciplina antecede a espontaneidade (questão 254, de O Consolador), como a nos convidar ao esforço pelo exercício do bem até que a prática do bem se torne natural/instintiva/original em nós.
[7] XAVIER, Francisco Cândido. Questão 220 – Há alguma diferença entre a crença e a iluminação? In: O Consolador (peça em nossa livraria). Pelo Espírito Emmanuel. 29. ed. Brasília: FEB, 2015.
[8] Parte da renda é revertida para a manutenção dos projetos sociais mantidos pela Ação Social Caravana de Luz (ASCL) – Jardim das Borboletas, entidade sem fins lucrativos.
[9] Nosso Lar; Os Mensageiros; Missionários da Luz; Obreiros da Vida Eterna; No Mundo Maior; Agenda Cristã; Libertação; Entre a Terra e o Céu; Nos Domínios da Mediunidade; Ação e Reação; Evolução em Dois Mundos; Mecanismos da Mediunidade; Conduta Espírita; Sexo e Destino; Desobsessão e E a Vida Continua. Peça toda a Coleção em nossa livraria.
[10] Há 2000 Anos; 50 Anos Depois; Paulo e Estêvão; Ave, Cristo! e Renúncia. Toda Coleção você encontra em nossa Livraria.
[11] Fonte Viva; Pão Nosso; Vinha de Luz e Caminho, Verdade e Vida. Peça toda a Coleção em nossa livraria.
#CaravanaDeLuzEditora; #homenagemaomédiumChicoXavier; #FranciscoCândidoXavier; #ChicoXavier; #personalidadesdoespiritismo; #ChicoXaviermineirodoséculoXX; #mineirodoséculoXX; #maioresmédiunsbrasileiros; #emissáriodapaz; #ChicoXavieremissáriodapaz; #médiumChicoXavier; #médiunsbrasileiros; #mediunidade; #espiritismo; #DoutrinaEspírita; #aprendendocomChicoXavier; #mediumatoincomparável; #atividademediúnicadeluz; #exemplodevida; #exemplodeamor; #apóstoloChicoXavier; #obrasmediúnicas; #psicografiadeluz; #CristianismoRedivivo; #exemplodehumildade; #overdadeiroespíritocristão; #espíritocristão;
Comments